segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fragmentos sobre a História de Rondonia

Segundo alguns historiadores, o Estado de Rondônia, surgiu a partir de uma vila situada nas proximidades da cachoeira de Santo Antonio, onde existia um senhor de certa idade, onde as pessoas sempre iam se utilizar de seus préstimos.

Pelo fato desse senhor ser de certa idade, as pessoas que iam àquele lugar diziam sempre: vamos ao porto do velho, toda via com o evoluir, porto do velho, foi substituído por porto velho, que veio posteriormente ser a Capital do Estado de Rondônia.

No ano de 1943 por força de um decreto lei, no dia 13 de setembro do ano de 1943, era criado o Território Federal do Guaporé em função das junções dos rios Guaporé, Mamoré e Benis. Esse Territótio, passa a ser gerenciado pelo Governo Federal.

Como não é possível parar o tempo e a evolução caminha a passos largos, sentiu-se a necessidade um novo nome para o então Território Federal do Guaporé e isso aconteceu no ano de 1956, quando em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Criou-se o Território Federal de Rondonia.

ENSINAR A ENSINAR

Sejam bem vindos ao meu blogger. Aqui vocês encontrarão de tudo: educação, saúde, esporte, lazer, curiosidade, temas diversos.

ENSINAR A ENSINAR

Como é possivel ensinar a ensinar? O ensino na verdade não é fácil, todavia é possível ensinar a alguem que se pre dispõe a observar as regras, os preceitos, as instruçoes, os comentários, as associações, as comparações.

O Autor da criação, dando algumas coordenadas a Moises e outros patriarcas , sábios e reis, disse o seguinte: - instrui a criança no caminho em que deve andar, e, até depois de crescer, não se desviará dele. É nesse aspecto, que o ensinar se faz valioso e o ensinando avaliado.

Não podemos esquecer que o ensinar é um processo e como processo, se faz necessário algumas habilidades por parte de quem exerce tal nmobre função, dentre elas, a empatia. O educador que não tiver ou praticar a empatia, não terá muito sucesso em sua profissão.

Não podemos esquecer que ao processar o ensino, deve-se observar algumas regras e dentre elas o processo da repetição. É sabido que o ser humano aprende pelo processo da repetição.